quarta-feira, 29 de agosto de 2007

E a Bruna tá crescendo.....























E as vontades dela também!!!!
Cadê a minha filhota, que eu escolhia a roupinha, que combinava com o sapatinho e com o lacinho na cabeça????
É, a Bruna tá crescendo e agora quem escolhe é ela. Vai explicar pra ela que algumas coisas simplesmente não combinam com outras e que fantasia a gente pode até usar fora de casa, mas só no Carnaval.
Ela só quer sair de casa com a saia vermelha de bolinhas (fantasia da Minnie) ou de coroa e véu.
A baixinha está com fixação absoluta com a idéia de casamento. Dentro do "mundinho de Bruna", toda hora ela vem apresentar um noivo, claro que sempre é um príncipe.
Já me preocupei mais com esse "vida paralela" da Bruna. De viver tanto em um mundo de fantasias, em castelos (torre mais alta do castelo mais alto), princesas, que a cada dia ela incorpora uma diferente, dos monstros que vão invadir o mundo, do lixo líquido, etc... Mas acho que com 04 anos, ela ainda se pode dar o luxo de viver assim.
Claro que tem algumas horas que isso tudo extrapola o limite da minha paciência, como ontem, na hora de fazer tarefa, onde o argumento da Bruna era que Princesa não vai à escola. Pior é que ela não vai entender que Princesa nem precisa se preocupar em ter um diploma, um bom curriculum, em plano de carreira, etc...
Tá complicado fazer a Bru entender que existem coisas que não se podem fazer e pronto. Acho que eu e o pai dela não ensinamos isso na hora certa e agora estamos tendo muita dificuldade com isso. É um tal de "eu faço do meu jeito", "eu faço se eu quiser", que não estamos sabendo lidar com isso.
Nesse ponto, a mudança de escola piorou a Bruna. Pq na creche eram muitas regras e na Estrelinha não, a Bruna que resolve. Se ela quiser ela dorme, se ela quiser ela come.... Por um lado é bom ver a Bru crescer independente, tipo tá com fome, abre a geladeira e se vira, mas por outro ela tem que saber que existem REGRAS e devem ser seguidas.
Confesso, eu e o pai estamos perdidos nesse ponto. A Bruna ganha a gente rapidinho. Não temos pulso firme, não conseguimos nos impor, não sabemos se gritamos, se batemos ou se choramos.
Mas acho que o mais importante e não desistirmos nunca!!! Vamos tentar, muitas vezes vamos errar, algumas vezes vamos acertar, mas vamos sempre insistir.
Fazer o que, se filho não vem com manual de instruções?????
Ah, complementando a fase Princesas, comprei um livro novo hoje, lindo, $$$, e não vejo a hora de chegar com ele em casa.


Muitos beijos

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

MUITO FELIZ!!!!!!!


Acho que essa é a melhor maneira de definir a Bruna ultimamente.

MUITO FELIZ!!!!!!

E cada dia mais independente.

Sexta-feira à noite ela quis dormir na casa da Tia Pati. E ficou, e ficou "de boa", e nem lembrou de casa pai e mãe. Quando fomos buscar a gatinha, ela nem fez deu bola pra gente. O pai dela, tadinho, ficou com um bicão :( . Mas é isso ai, nossos filhos vão crescendo e descubrindo outros mundos. Isso é muito importante para eles, mas dói ver que estamos perdendo a preferência.

No sábado foi o churrasco de aniversário da prima Rafa e a Bruna se divertiu bastante com a priminha Julinha.

O filme da vez agora é Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço. Fala o filme inteirinho, decorou todas as falas e agora fala que os monstros vão invadir a Terra. Eu acho engraçado e me divirto por esse mundinho de Bruna, de fantasia, sem maldades. Ela vive de véu e coroa, pq é princesa esperando o príncipe para o casamento. Sempre fala que o pai é o mais lindo do reino e por ai a fora.

Acho que foi uma boa para a Bruna trocar a TV aberta, com novelas, sexualidade sem limites, filmes e noticiários cheios de violência, pelos DVDs. Isso sem contar no marketing massificante, que ensinam para as crianças o "mãe, compra!!".

Apesar dela estar um pouco fora da realidade, acho que com 04 anos ela ainda tem o direito de viver assim, longe da vida stressante que ela vai ter a vida inteira pra se preocupar.

Outra mudança que deu super certo: a mudança de escola. A Bruna estava com um baixa auto estima, pq não estava acompanhando os outros coleguinhas de turma. Como na nova escola são poucos alunos, a Tia pode dar uma atenção individualizada. O discurso é: "agora que eu sou inteligente.". Vai por na cabecinha dela que ela foi inteligente sempre!!!
E também descobrindo as palavras em inglês. "Mãe, pra ir no banheiro é bathroom!!", entre outras.

Então, vamos seguindo a vida, fazendo o máximo para ver sempre essa carinha feliz!!!!!!


Ah, foi publicado no Desabafo de Mãe, a história da mudança da Bruna de escola.

Passa lá



Bjos e uma linda semana

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

MEU PAI




Tá atrasado, esse post deveria ter sido no Dia dos Pais, mas antes tarde do que nunca.
Já falei muito aqui do pai da Bruna, do maravilhoso relacionamento dos dois, da verdadeira adoração que a Bruna tem pelo pai.
Vou confessar, é genético!!!
Eu também sou fã nº 01 do meu pai. Desde sempre.....
Sabe aquilo "meu pai, meu herói"?? Então, mesmo com 32 anos e já sendo adulta o suficiente para identificar uma série de defeitos no meu pai, ele ainda é meu herói.
Herói por conseguir manter uma família super unida por 20 anos. Por ter trazido mais uma filhota linda pra gente. Por estar sempre presente, sabe igual o padre fala no casamento, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza??? Então passamos por todos esses obstáculos e estamos aqui "together forever"!!!
Paizinho, obrigada por tudo oque vc tem feito por todas nós até hoje.
Te amamos muito,
Um grande beijo

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

MARIA CLARA - Uma supresa na minha vida











O post é hoje sobre um pedacinho fundamental da minha família.

Qdo pensávamos que a família já estava completa e estabilizada, a vida nos trouxe uma grande surpresa. Meu pai casou de novo, sem problemas, mas dessa vez, tinha um bebê na parada.

Confesso que foi um choque imenso, aos 23 anos, ter outra irmã. A Pati já estava com 15 anos, crescida, e a idéia de outra criança foi difícil de encarar.

Isso tudo durou até o dia em que a Maria Clara nasceu. E ontem fez 09 anos que eu peguei aquela coisinha tão pequena e indefesa de roupinha amarela no colo. Naquele momento eu descobri que minha vida tinha mudado e eu ganhei um presente muito, muito especial.

Sou completamente apaixonada por essa pequena. Curti com ela o primeiro banho, as papinhas, as fraldas, as aulas de natação. Os banhos de sol do lado da piscina, as noites bronquitosas que eu passei balançando ela no colo.
E qdo os pais não estavam, ela só comigo que ela dormia. Era o meu suvaco que ela cutucava à noite, e até hj é na minha cama que ela quer dormir.
Virou a parceirona do Alan, a quem ela chama de Pai 2, na pescaria. Está arrasando nas quadras de basquete e nas piscinas do clube. E que torcida!! Dia de jogo da Maria Clara, desce irmãs, pai, cunhado, sobrinhas, todo mundo na arquibancada gritando!!!!
Minha querida irmã Maria Clara, por mais improvável que vc tenha sido, tenho certeza absoluta que não consigo viver sem vc!!!
Obrigada por fazer a vida do nosso pai tão feliz.
E, falando por todas as irmãs, sobrinhas e cunhados: NÓS TE AMAMOS MUITO!!!!!!!
Sua festa ontem foi o máximo....
Bjos




sábado, 4 de agosto de 2007

Que amor é esse??????


























Que a Bruna é super ligada ao pai, isso não é novidade pra ninguém, mas que amor que é esse???
Apesar das brigas de sempre, eles não sabem viver separados. Eu morro de ciúmes, mas fazer o que????
Ontem o super papi foi para o sítio encontrar o Vô Fubá e ficou dormindo por lá.
E quem aguentava a baixinha aqui sem ele?
A primeira parte do escândalo foi na chegada da escola. "como pode uma criança chegar da escola e não ter um pai esperando???". Depois com o pai no tel: "Ah, não!!!!!", aos prantos, pq o pai não ia dormir em casa.
Depois fomos na casa da vó Nina. Era aniversário da Tia Léa e lá esse enturmou com a Maria Clara e com a Nina e esqueceu o assunto. Mas qdo voltamos para casa, foi uma hora de choro, inconsolável, pq o pai não estava aqui: " Não é justo o meu pai não dormir aqui", "Tenho certeza que ele nem gosta mais de mim" "Mãe, vc não está com saudades do meu pai", "Paizinhoooooooooo", até meia noite.
E a alegria quando acordou e vi o pai em casa. Foi uma abraço tão apertado, que até eu fiquei com os olhos cheios de lágrimas.
O pior é que se eu vou sair, beleza, a Bruna fica com o pai numa boa. Aliás, prefere ficar em casa com o pai do que sair comigo. Não adianta, eu morro de ciúmes!!!!!!!!
Mas daonde vem todo esse amor???????? Das inúmeras noites em que eu dormi e o papai ficou assistindo todos os filmes com ela........ De todos os dias das férias em que eu sai pra trabalhar e eles ficaram juntos em casa......... Da comida que ela sempre quer comer do prato dele ........ E talvez até mesmo o umbiguinho que só o pai tinha coragem de limpar.
Com certeza esse amor não vem de uma dia para o outro. É fruto de muito amor e dedicação. Pra quem falava que nem queria ter filhos, acho que ele está se saindo MUITO, MUITO BEM!!!
Isso sem contar as "adotivas" Maria Clara e Nina (pai 2).
Papai, esse post é para agradecer tudo oque vc tem feito para que o castelo da nossa princesa seja cada vez mais cor de rosa.

Te amamos muito

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SÓ ALEGRIAS!!!!!



E eu estava na dúvida se voltava a Bru pra escola antiga ou não.

Ela voltou ontem, quis ficar na escola, saiu super feliz, pedindo pra voltar.

E a Bruna estava com um sério problema de relacionamento com crianças, estou até indo ao psicologo com ela.

Incrível, ela mudou completamente de um dia para o outro!!

Eu e o papai a levamos no Mac Donalds ontem. Qdo o papai me cutucou, eu vi a Bru convidando uma menina que nunca viu para brincar com ela!!!!Nem acreditei. Fato inédito!!!

Depois fomos jantar no clube. Vamos lá toda semana e ela nunca brinca com ninguém. Ontem ela chegou, tirou o sapato e já foi correndo para os brinquedos.

Voltou, e avisou, estou na brinquedoteca, me chama na hora de ir embora.

Eu e o papai estamos absurdados. Como pode mudar tão rápido??????

Mas há muito tempo eu não vi minha filha assim feliz!!!Hj eu estou radiante, nas nuvens...


Ainda não estou acreditando.

Liguei na escolinha na hora almoço e só escutava a voz dela brincando.Estou maravilhada!!!!

Na minha opinião que ela tinha um bloqueio muito grande na outra escola.Lá ela era a "enjeitadinha", sempre sentada nos cantinhos, sem amigos, triste e sozinha.E eu já estava acreditando que o problema era com ela. Estamos indo no psicólogo há 03 semanas.O que eu acho estranho é que isso estava indo além da escola. No clube, na natação, não se relacionava com crianças.

Não sei explicar o que aconteceu, mas estou muito, muito feliz!!!


Isso é mais ou menos o que eu postei hoje na Comunidade Pediatria Radical. Lá, não é um consultório, mas com certeza é a sala de espera. Ali as mães trocam dúvidas, angústias e também alegrias.

Qdo postei minhas dúvidas com a Bruna, tive muito apoio e isso foi muito importante pra mim.


Olha a resposta da DRa.


Renata>vc chegou ONDE EU QUERIA: há escolas que fazem os pais acreditar que A CRIANÇA É QUE É <> PROBLEMAesse seu relato é tão eloquente que devia ser publicado em algum lugar!parabéns pela coragem de enfrentar os fatos


Esse foi meu maior problema, enxergar que o problema não era a minha querida. Ao invés de enxergar a minha filha, só ouvi o que os "profissionais" me diziam.... Qdo deixar aflorar o meu instinto maternal (demorou!!!!!), resolvi o problema da Bru!!!!

E espero que daqui em diante, nosso mundo seja só de alegrias.

Bjos


quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Decisões, dúvidas, angústias, culpas e decepções .....

Semana 100% pirante e ainda estamos só na quarta-feira.....
Como é difícil a missão de educar um filho. Quantas dúvidas, quantas responsabilidades, quantas decisões a serem tomadas...
Essa semana foi a volta às aulas da Bruna. Mas as coisas não foram como a gente esperava.
Esperei por muito tempo uma vaga na Creche de Lívia para a Bruna. Quase 02 anos na fila de espera, para entrar na escola em que eu achava que a Bruna se desenvolveria super bem, aprenderia a ler e escrever como a prima Nina, que linda, aos 05 anos, já sabe ler e escrever.
Mas a Bruna não se adaptou à nova escola. Foi uma mudança muito drástica para ela. Saiu da Estrelinha do Céu, uma escolinha com 25 alunos, para uma escola com 150. Só na classe dela agora eram 25. No começo ainda foi melhor, com a Tia Adriana, mas no Jardim 1, com a Tia Alessandra, a adaptação foi zero.
Não sei se problema foi com a Bruna, com a escola, com a Tia, mas sei que não deu certo. Insisiti até agora, mas a Bru não estava bem e eu e o pai dela também não.
Tudo começou quando ela começou a ter dificuldades de relacionamento com outras crianças. Simplesmente trava na presença delas. Comecei a notar uma tristeza na Bruna para ir a escola. Ao conversar com a coordenação da escola, me orientaram a procurar uma psicóloga, o que eu fiz em imediato.
Mas a Bruna estava cada vez mais distante dos coleguinhas. Isso me entristecia demais. Na penúltima sexta-feira de aula, voltei para a classe dela, vi todas as crianças brincando, era dia do brinquedo, e cadê a Bruna??? Sentada sozinha em um cantinho com a boneca na mão. Aquilo me partiu o coração e é uma imagem que não sai da minha cabeça. Qdo perguntei para a Tia, ela me respondeu " A Bruna é assim mesmo!".
É muito difícil para uma mãe ouvir isso, né!! Mas, como as aulas estavam acabando mesmo, blz!
Mas no primeiro dia de aula, a primeira decepção. A Bruna chegou em casa com um cheiro super forte.... Ela tinha feito xixi na calça, não falou nada com ninguém, a roupa secou no corpo dela e tava um super frio.
Juro, fiquei desnorteada! Queria enforcar um! Liguei na escola, mas aquele jogo de empurra. Caramba, será que ninguém chegou perto da Bruna pra perceber o que tinha acontecido?? Será que a Bruna se sente tão acuada na escola que teve medo de dizer que fez xixi???
Na terça nós voltamos na escola. Fui falar com a Tia e ela também não me deu explicações. Muito menos a diretora. Gente, fiquei sem chão!!! Como deixar uma filha na escola e não ter certeza se ela está sendo bem tratada??? Acho que a Bru tava lá como um saco de batata.....
A noite conversamos muito os três, eu, a Bru e o pai e ela disse que não faz as atividades com os amiguinhos, pq ela não sabe escrever . Mas será que uma criança que acabou de fazer 04 anos tem que saber escrever???????
Nas minhas reflexões, cheguei a conclusão que a Bruna precisa de menos números e letras e mais amor e carinho.
Semprei achei que voltar à escola antiga, seria um retrocesso. Achei uma escola maravilhosa qdo a Bruna era um bebê, usava fraldas, comia papinha, mas não gostava do método pedagógico. Eram todas as crianças de idades diferentes juntas. Tenho que admitir que me iludi achando que o importante para a Bruna era aprender ler e escrever. Esqueci do desenvolvimento interior da minha pequena e tenho me culpado demais por isso (mãe = culpa).
Eu fui esse tipo de "criança prodígio", daquelas que sabia de tudo, que sempre era a melhor na escola e isso não me fez uma pessoa melhor ou mais feliz.
Então, para a Bruna, nada de grandes espectativas. Filha, você não tem que ser melhor que ninguém. Não quero que você seja a mais inteligente, não quero que você seja a mais bonita. EU QUERO SIM, QUE VOCÊ SEJA A MAIS FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!
Hoje você voltou para a escola antiga. Para onde ganhava mimos e dengos, para o colinho da Tia Imara. Seu pai disse que seus olhos brilhavam e é isso o que importa pra gente. Sei que tudo tem o seu tempo e você também vai aprender a ler e escrever, mas no momento a nossa prioridade é que você se integre com as crianças e seja feliz.
Às vezes, é melhor dar um passo para atrás para ter mais firmeza no que vem pela frente.
AMOR, BOA SORTE NA ESTRELINHA DO CÉU!!!!
E TENHA UMA CERTEZA QUE SEUS PAIS FAZEM O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL PARA A SUA FELICIDADE!!!
TE AMAMOS MUITO!!