terça-feira, 24 de novembro de 2009

UM SIMPÓSIO E UM DENTE A MENOS

A escola toda da Bru veio se preparando a muitos meses para o Simpósio, que é considerado o dia máximo da escola, onde todos os alunos se apresentam para os pais mostrando o que realmente aprenderam durante o ano.
Cada turma desenvolve um projeto que será apresentado nesse dia.
Esse ano, o tema do Simpósio foi o Ano Internacional da Astronomia.

A turma da Bru montou um projeto sobre o Mundo da Lua.
A fala dela era sobre as crateras da lua. Não era grande, mas ela estava se sentindo super importante com isso.
Nos dias anteriores, era o único assunto em casa.
Um dia antes ela já estava com tudo na “ponta da língua”.

E a Bru estava super, super ansiosa. Nem conseguiu dormir a noite. Acordou várias vezes me perguntando se estava na hora de levantar. Falando que já se sentia no simpósio....
E nem fez manha para levantar cedo. Pulou da cama para o chuveiro, mas ainda preocupada se algum amiguinho esqueceria a fala combinada.

O pai e a vó passaram aqui para buscar a gente. Na chegada da escola, um monte de pai se apertando e minha filhota foi entrando sem ao menos olhar para atrás. Mais que super enturmada na escola e isso eu acho ótimo.

Do lado de fora ouvimos a agitação qdo a banda dos professores tocou para os alunos. Eu imaginava uma banda tradicional, com cada professor tocando um instrumento, mas fui surpreendida com uma banda de 4 professores, cada um com uma fantasia e tocando musicão mesmo.....
Abriram com Pearl Jam.... Passaram por Titãs e Skank e encerraram no clima do simpósio com Raul Seixas e o “para lua a taxa é alta, pro sol identidade, para viajar nesse foguete é preciso meu carimbo dando sim, sim, sim”.

Logo depois subimos para a sala onde estava a turma da Bruna. Tudo super decorado as crianças ensaiadinhas, mas um calor insuportável. As crianças derretendo... tadicas.

Mais tarde os pequenos desceram e se apresentaram com a professora de música. Primeiro cantaram o “trem de ferro” e tocaram na flauta. Depois uma música linda sobre a preservação da Amazônia.
O pai dela filmou tudo, vou tentar postar aqui no blog.

Depois almoçamos em família e voltamos para a casa. Antes, de prêmio pela linda apresentação, a Bru escolheu um Almanaque da Magali na banca de jornal e voltamos para a casa.
Incrível, que mesmo depois de tão cansada, qdo ela chegou em casa, detonou o gibi.. Leu as 82 páginas. E qdo eu acordei as 18h, ela já tinha lido tudinho...


Brincamos um pouco e nessas brincadeiras, a Bru queria me morder, eu corria dela e nessas demos uma trombada. Qdo eu olhei, a boca cheia de sangue e sem um dentão da frente.
O pobre dente já estava mole, mas não ainda em ponto de cair.
Foi um susto enorme. O dentão estava lá caído no sofá e a boca da Bru sangrando muito. Não sei quem assustou mais, se eu ou ela...
A agora ela está com essa janelona.... Precisamos passar pelo dentista essa semana para saber se o novo dente vai demorar para chegar....

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ela é a minha força!!!

Faz tão pouco tempo que eu passei por aqui para dizer como a minha filhota era um serzinho mais que especial.
E poucos dias depois eu tive a prova disso....

Depois de muito tempo discutindo, depois de muito desgaste e desacordos, na última semana me vi desempregada da minha própria empresa. Olha, para trabalhar com a família, tem que ter um saco muito maior do que eu tenho, ainda mais qdo se atravessa uma fase de crise financeira.
Olhando de longe, no dia de hj, 10 dias depois, não dói tanto assim.
Mas naquela sexta feira....... só eu sei o que eu passei.

Falo sem medo de errar que doeu mais que a minha separação. Pq para mudar de casa, eu já vinha me preparando psicologicamente, já tinha pesado meus pros e contras, era uma decisao pensada e amadurecida.
Ja do trabalho não. Veio com um sopetao. Veio ouvindo de qm eu não imaginava, coisas que eu não merecia. Sai. Podia ter engolido mais essa. Mas a mudança tem que ser geral. Talvez se estivesse tomando fluoxetina, apenas teria ido embora chorando.
Mas fui embora chorando, sem dinheiro, sem carro e sem esperanças. Olhando para trás e vendo que não foi só no casamento que eu fiz a opção errada.

Ai chegou a minha filha. Então chegou a minha luz.
E do alto dos seus 6 anos de idade, ela segurou meu rosto com as mãos, enxugou minhas lágrimas com seus dedinhos tão lindos e me disse: "mãe, isso tudo vai passar".
Como que alguém pode ficar mal com essa coisa tão linda por perto???

Então resolvi encarar de outra maneira. Aproveitar esse tempo sem trabalhar e curtir minha filhota. E devo confessar que nós 02 precisavamos muito disso. Tá muito gostoso acordar de manha, tomar café, dar almoço para a minha filha antes de ir para escola.
São 3 anos que eu nao fazia isso;
Cheguei ao ponto de nao saber se ela prefere o feijao em cima ou do lado do arroz... Foi triste!!
Mas estamos tentando recuperar o tempo perdido.
Desde quinta feira ela nem quis mais dormir na casa do pai. Está um verdadeiro grude comigo. Eu tb tenho me esforçado bastante. Levo e busco na escola, penteio os cabelos, leio ou canto para dormir.

No primeiro final de semana, andamos a pé até. Fomos ao zoo a pé. Tudo bem que é perto de casa, mas tem q atravessar uma rodovia e pra gente foi uma verdadeira aventura. Depois fomos ao mercado, voltamos de onibus, tudo coisa que nao fazem parte da nossa rotina.

Mesmo assim, ela tem se preocupado muito com a nossa situação financeira. Fez o pai prometer que nao vai deixar faltar nada para gente. Mas já entendeu q não vamos comprar uma árvore de Natal nova esse ano.
Se eu pudesse, pouparia minha filhota de todas essas preocupações. Mas não tem como eu fingir para ela que nao está acontecendo nada....
E a cada entrevista que eu faço, ela me liga pra perguntar se deu certo, se eu vou começar a trabalhar logo, etc..

Depois eu volto contando as novidades da Bru no simpósio

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CARTA PARA BRUNA - nov/09

Filha querida
Depois de um feriado que passamos absolutamente coladas, me deu uma vontade enorme de escrever para vc.
Fiquei te observando e vendo como você cresceu e está mudando.
Primeiro no tamanho. Filha, acho que vc nunca cresceu como esse ano. Você que sempre demorou a perder roupas e sapatos, esse ano esvaziou o guarda-roupa.
E esse ano realizou 2 vezes o seu sonho de desfilar. E dessa segunda vez vc arrasou............. Entrou na passarela segura, confiante, sabendo bem o que vc estava fazendo. E mais uma vez eu me vi do lado oposto. O de mae coruja. E como eu amo esse cargo.

E, como eu, soube aumentar seus horizontes através de livros e filmes. Essa semana, no jantar do desfile, ao lhe servirem Petit Gateau, vc disse que sao palavras ditas em Paris e deu como exemplo "petit chateau". Ao comer uva passa, comentou que era comida desidratada, tal como os astronautas levam nas suas viagens.
Na escola, tem se preparado para o simpósio, onde sua turma apresentara o Mundo da Lua. E foi pela Lua que vc chegou em um mundo que eu também fui fascinada, Monteiro Lobato.
Você precisava ver sua cara de importante, descendo com seu avô para procurar um livro e voltando carregando um pequeno tesouro, 03 livros do Sítio do Pica Pau Amarelo que eram do seu avô quando pequeno.Agora serao as nossas leituras noturnas. Esse mês nós encerramos nosso primeiro grande projet de leitura, a Bíblia para Crianças. E foi muito divertido e emocionante. Aguardavamos cada história.
E filha, tenho que te confessar, que cada vez que eu te vejo saindo de casa com um livro, eu te sinto "tao minha filha".....Ontem vc conheceu o mundo de linhas e agulhas. Passou a tarde costurando um paninho e já vi que será um grande passatempo.


Outra coisa que mudou nesse ano, é que vc ganhou o cargo de mais velha, na família do seu pai, assim como ele foi, vc tb é a prima mais velha. Se até o meio do ano eram só vc e a Julinha, agora tem o Thiago e os gêmeos Luisa e Raul, os filhos do Dindo e da Tia Fer. E nessas você tem controlado o ciumes e aprendendo a ser aquela que dá o exemplo.

Afora tudo isso filhota, já se vao 2 meses na vida de pais separados. E voce tem se saido bem nessa nova situaçao. Tem se divido entre casa de mae e casa de pai e sabendo aproveitar o melhor de cada um de nós. Está sim um tanto mais reclamona e impaciente, mas ainda acho que é reflexo do momento conturbado. Juntando-se a isso, veio as doencinhas esse mês, muita tosse, crise alergica, remédios, tudo o que colabora para irritar uma criança.

Mas o que eu mais desejaria te falar minha filha, é que essa semana eu fiquei te observando dormindo. Você é linda até dormindo.... E pensando na minha vida. Inúmeras vezes eu me questionei se tinha feito a escolha certa. Pq eu abandonei tanto meu lado pessoal e profissional. Mas olhando pra vc e vejo que eu nao sou derrotada e sim uma vitoriosa. Eu criei um ser humano fora de série....

Filha vc é tao diferente das criancas da sua idade. Você é sensível. Vc se preocupa com os problemas do mundo. Vc se dói por um cachorrinho na rua, por uma criança que nao tem as mesmas condiçoes que você, pelas vovózinhas doentes... Filha isso é lindo. Vc ter 6 anos e ter noçao que existe um mundao tao feio lá fora, mas que vc pode SIM fazer a diferença.
E eu, mesmo que eu continue nessa mesma vidinha, vou sempre me considerar uma vitoriosa, pq eu tenho VOCÊ, meu projeto que deu certo.

TE AMO MUITO!!!
Mais que brigadeiro de panela.....