terça-feira, 12 de outubro de 2010

O coração da Bruna

Muito tempo longe daqui.
Talvez por não estar conseguindo verbalizar toda a situação que passei com a saúde da Bruna.


Logo depois que a Bruna nasceu, na primeira consulta com o pediatra, Dr. Gussom, foi detectado uma alteração no coração dela. No dia seguinte, ela ainda com 10 dias, passamos por uma maratona de exames e foi diagnosticado um sopro no coração.
Até o mês de julho, foi tratado como um sopro inocente, que fecharia com o tempo.
Nada de remédios ou de cuidados especiais, apenas exames periódicos.
Desde então todas as férias de meio de ano nós passávamos pelo eletro, eco e raio x de tórax.
No ano passado ainda postei aqui no blog que ficamos a meio centímetro de ter  o sopro fechado.


Esse ano, em uma das minhas idas a Rio Preto, levei a Bru para fazer os exames. Ficou para o pai dela voltar no retorno do Dr. Sírio e pegar os resultados.
Fomos surpreendidos com a notícia de que o quadro da Bruna era cirúrgico. O sopro, que agora é chamado de Comunicaçao Intra Atrial, dobrou de tamanho de um ano para o outro. Ja nesse tamanho passou a repercutir na pressão do pulmão.
Impossível descrever o tamanho do nosso susto.... Em 7 anos, jamais foi cogitada a hipótese de que a Bruna precisaria passar por uma cirurgia...
E foi com total desespero que eu recebi essa notícia, sozinha em uma quinta feira, trabalhando na loja. Minha primeira reação foi falar para o meu pai que parase de brincar com um assunto desses... Não dava pra acreditar que a minha filhota linda, saudável, precisaria de uma cirurgia no coraçao...
No primeiro momento foi a não aceitação. Quis repetir os exames, fui debater com médicos, mas qdo me vi já estava sentada na sala de um cirurgião e marcando a data da cirurgia,
Acho que esse foi o pior momento, qdo o médico me perguntou : "Mãe, para qdo vc quer marcar a cirurgia?" 
Como assim??? Qdo eu queria?? NUNCA.,,, Enfim sai arrasada do médico, vomitando e sem condiçoes de responder a pergunta.
Nisso, todos os planos que eu tinha feito, de mudar de cidade, de trazer a Bruna, estavam a 1000 por hora dentro da minha cabeça...Posso dizer, que só pedindo a Deus muita serenidade que eu consegui passar por tudo isso.


Ficou então acertado que a cirurgia da Bruna seria dia 15 de agosto. Todos os papéis prontos, o pai dela foi ao convênio e foi barrado... A cirurgia da Bruna foi considerada eletiva. Pediram mais 120 dias de carência.. Eu pirei, chorei, liguei para o médico e ele me dizendo que nenhuma cirurgia como a dela seria considerada urgência. Perdi a paciência com o médico, queria sumir com a minha filha, mas não tinha outra alternativa a não ser esperar.
No meio de tudo isso, passei mão na minha filha e trouxe embora comigo.


Nesse tempo que eu obrigatoriamente teria que esperar, fui pesquisando casos de CIA e métodos, médicos, pacientes.
E também rezando muito, pedindo a Deus que me capacitasse para ser a mãe que a minha filha estava precisando naquele momento.


Descobri uma tecnica de fechamento via stent, que o primeiro clínico da Bruna descartou de cara, mas eu acreditava nisso.
Em uma tarde na loja, atendendo uma cliente de Fortaleza, que hoje eu vejo como um anjo que Deus me enviou, descobri que era cardio cirurgica infantil. Perguntei do caso da Bruna e ela me disse para procurar o Dante Pazanesse em SP, onde os procedimentos via cateterismo sao muito bem sucedidos. Era o que eu precisava ouvir.


Por indicaçoes  no orkut, cheguei ao Dr. Jacob, no IMC de Rio Preto. Ele confirmou que a correçao poderia ser feita via cateterismo sim.
MAS..... ele nao atende o convênio da Bruna. E o valor do procedimento??? R$ 80.000,00.
Era o mesmo que me falar que não poderia fazer.
Saímos a procura de favores políticos ou qqr outra coisa que nos ajudasse a chegar a SP.


No meio de tudo isso, eu recebo um email de outro anjo, a Márcia Adriana, do projeto Pequenos Coracoes. Dizendo que tinha levado o caso da Bruna para um médico super considerado em SP, Dr. Carlos Pedra. E melhor, ele se interessou pelo caso dela. E melhor ainda, pelo projeto de filantropia do HCOR!!!! Sem custo hospitalar nenhum!!!


GANHEI NA LOTERIA NÉ!!! O que mais eu poderia pedir para Deus???
Ja consegui todos os papéis necessários para o procedimento.
E agora estou a espera de um telefonema do HCOR.


O post ficou gigante, mas é aqui que eu quero registrar tudo o que vamos passar agora


Bjossss

8 comentários:

Karen disse...

Renata... Bom dia!!! Sempre que posso, venho aqui acompanhar o seu blog!!!
E fiquei surpresa com as notícias!! Mas vim aqui te tranquilizar... pois realmente um ANJO apareceu na sua vida!!! O Dr. Carlos Pedra realmente é um anjo!!!
Meu filho Gabriel (outro anjo na minha vida)... nasceu em outubro de 2002 e com um probleminha de coração, chamado ATRESIA PULMONAR (uma válvula do coração não bombeia sangue para o pulmão)... e o médico que cuidou dele foi o Dr. Carlos Pedra, lá no HCOR!!
Ele fez tudo o que pôde, mas como o Gabriel nasceu prematuro (35 semanas), teve algumas complicações e ele acabou falecendo 9 dias depois de nascido!!!
Esse médico não nos deixou 1 minuto sem informação, inclusive, depois do falecimento, nos chamou no consultório para conversar... e explicou TUDO o que aconteceu com o nosso filho!!
Pode ter certeza que a Bruna está em óooootimas mãos!!!
Se quiser falar mais a respeito, meu e-mail é kaluferreira@gmail.com!!
Beijos e que Deus as abençoe!!!

Anônimo disse...

Renata, boa noite meu nome e Marcos e descobrir sua historia pelo fato de minha princesinha ter nascido com o mesmo probleminha que a Bruna, minha filha teve diagnosticado CIV e CIA já na maternidade, hospital Sta. Joana - SP, ela nasceu no dia 25/11/2009, no primeiro momento fique super preocupado, recebi um grande apoio de meus familiares em especial de minha esposa, que e muito mais forte que eu, durante um ano uma vez por mês minha filha fez acompanhamento na clínica ECOKID com o DR. Gustavo Favaro, neste período minha filha fez uso de alguns medicamentos a fim de que os "buraquinhos" de seu coração se fechassem sozinhos, a CIA graças a DEUS fechou, porem a CIV insistia em não colaborar, no final do mês de outubro, apos nova consulta com o Dr. Gustavo o mesmo indicou a cirurgia, neste momento mesmo tendo ciência que isto provavelmente iria acontecer aquele sentimento de impotência que havia sentido no dia em soube do probleminha da DUDA venho parece com mais força, mais uma vez com a ajuda de minha esposa me reergui, decidimos então marcar a cirurgia o mais rápido possível visto que nossa princesa completaria um ano em poucos dias, por indicação do Dr. Gustavo no dia 08/11 fomos a uma consulta no Hcor com o Dr. Renato Samy Saad, neste mesmo dia marcamos a cirurgia da DUDA para a próxima semana, dia 15/11, internamos no dia 14/11 no hospital Samaritano e no dia 15 as 8 da manha a DUDA estava na sala de cirurgia, nas mãos de DEUS e do Dr. Assad, a cirurgia durou cerca de 3 horas e meia, tudo correu da melhor forma possível, minha filha teve uma recuperação muito rápida tendo alta do hospital no dia 19, minha filha passou o dia de aniversario em casa conosco, no dia 27/11 fizemos uma festinha, neste mesmo dia a DUDA tinha uma consulta de retorno com o Dr. Gustavo, e como uma espécie de presente o Dr. retirou todos os medicamentos que vinha usando já a um ano.

Hoje minha filha esta mais ativa que nunca, esta super esperta, escrevo nossa historia pois a ultima posição que tivemos da sua, faz bastante tempo, esperamos que esteja tudo bem com vocês.

Um grande abraço

Os. Minha esposa é espírita, e a fé nos ajudou muito, nunca desista.

In9Art Publicidade disse...

Oi Renata tudo bem com vocês? espero que sim !!!, hoje dia 15/02/2011, lendo seu blog este serviu de consolo para o meu coração que ontem a tarde recebeu a tão esperada confimação, minha filhinha Lara de 02 anos terá que fazer a cirurgia para correção de uma CIV, desde 15 dias de vida descobrimos que ela tem uma patologia cardiaca, já recebi um balde de agua fria em saber que o unico cirurgião da região não é vinculado a nenhum plano de saúde, tenho que pagar um valor de consulta para ele me dizer quanto cobrara pela cirurgia particular e dependendo do valor voltar todo o tratamento e esperar na fila do SUS, já começamos a briga com o plano de saúde já que cobertura quando contratamos o plano era total e agora que ela precisa simplesmente estamos desamparados. Graças a Deus minha LARA é muito ativa e feliz mesmo com suas limitações e é isso que esta dando forças para lutarmos por ela.
Que Deus abençõe você e a Bruninha, porque tudo isso vai passar.
Um abraço!!!
Érica
Mirassol-SP,15 de Fevereiro de 2011
evsabion@hotmail.com

Veronica disse...

Boa Noite Renata!

Passando aqui para deixar meu depoimento.
Meu filho hoje com 3 anos, nasceu com o mesmo problema da Bruna. (CIA). A abertura media 14mm.
No primeiro momento nos desesperamos e o nosso bom Deus colocou anjos de jalecos em nossas vidas e principalmente na vida do meu tesouro.
Dia 03/10/13 no Hospital São Luis (Analia Franco), a equipe do Dr Carlos Pedra juntamente com sua esposa Dra Simone Pedra, fecharam esse buraquinho via cateterismo e foi um sucesso. Ficamos apenas 1 dia no Hospital e meu pequeno está mais ativo do que nunca. Está super bem. Confie em Deus, pq sua filha está em ótimas mãos. São profissionais humanos que amam o que fazem e cuidam dos nossos filhos como se fossem os deles. Confie o Dr Carlos Pedra é muito competente e tem um coração enorme.
Beijos e boa sorte!

Unknown disse...

POr favor..preciso do contato do Dr Carlos Pedra....

Fabrício Neves disse...

Daniele Passos, o número do consultório dele em São Paulo é (11) 3208-3880

Depois dos relatos, estou esperançoso com a intervenção que meu filho terá que passar e espero logo, depois do dia 25/11/13, contar as boas novas aqui nesse blog.

Anônimo disse...

A minha filha fez cateterismo la eu super indico , ela fez com 2anos ela tinha estenose pulmonar ! Viviane bodo balbo

Unknown disse...

Li o seu relato e estou precisando de un anjo na vida da minha filha de 7 a ninhos. Ela tem PCA e já não sei o que fazer pra resolver. Tem 2,8 mm e uns dizem que vai fechar sozinho e outros que tem que fazer cirurgia. Me de uma luz. Algum contato, seja meu anjo