terça-feira, 12 de outubro de 2010

O coração da Bruna

Muito tempo longe daqui.
Talvez por não estar conseguindo verbalizar toda a situação que passei com a saúde da Bruna.


Logo depois que a Bruna nasceu, na primeira consulta com o pediatra, Dr. Gussom, foi detectado uma alteração no coração dela. No dia seguinte, ela ainda com 10 dias, passamos por uma maratona de exames e foi diagnosticado um sopro no coração.
Até o mês de julho, foi tratado como um sopro inocente, que fecharia com o tempo.
Nada de remédios ou de cuidados especiais, apenas exames periódicos.
Desde então todas as férias de meio de ano nós passávamos pelo eletro, eco e raio x de tórax.
No ano passado ainda postei aqui no blog que ficamos a meio centímetro de ter  o sopro fechado.


Esse ano, em uma das minhas idas a Rio Preto, levei a Bru para fazer os exames. Ficou para o pai dela voltar no retorno do Dr. Sírio e pegar os resultados.
Fomos surpreendidos com a notícia de que o quadro da Bruna era cirúrgico. O sopro, que agora é chamado de Comunicaçao Intra Atrial, dobrou de tamanho de um ano para o outro. Ja nesse tamanho passou a repercutir na pressão do pulmão.
Impossível descrever o tamanho do nosso susto.... Em 7 anos, jamais foi cogitada a hipótese de que a Bruna precisaria passar por uma cirurgia...
E foi com total desespero que eu recebi essa notícia, sozinha em uma quinta feira, trabalhando na loja. Minha primeira reação foi falar para o meu pai que parase de brincar com um assunto desses... Não dava pra acreditar que a minha filhota linda, saudável, precisaria de uma cirurgia no coraçao...
No primeiro momento foi a não aceitação. Quis repetir os exames, fui debater com médicos, mas qdo me vi já estava sentada na sala de um cirurgião e marcando a data da cirurgia,
Acho que esse foi o pior momento, qdo o médico me perguntou : "Mãe, para qdo vc quer marcar a cirurgia?" 
Como assim??? Qdo eu queria?? NUNCA.,,, Enfim sai arrasada do médico, vomitando e sem condiçoes de responder a pergunta.
Nisso, todos os planos que eu tinha feito, de mudar de cidade, de trazer a Bruna, estavam a 1000 por hora dentro da minha cabeça...Posso dizer, que só pedindo a Deus muita serenidade que eu consegui passar por tudo isso.


Ficou então acertado que a cirurgia da Bruna seria dia 15 de agosto. Todos os papéis prontos, o pai dela foi ao convênio e foi barrado... A cirurgia da Bruna foi considerada eletiva. Pediram mais 120 dias de carência.. Eu pirei, chorei, liguei para o médico e ele me dizendo que nenhuma cirurgia como a dela seria considerada urgência. Perdi a paciência com o médico, queria sumir com a minha filha, mas não tinha outra alternativa a não ser esperar.
No meio de tudo isso, passei mão na minha filha e trouxe embora comigo.


Nesse tempo que eu obrigatoriamente teria que esperar, fui pesquisando casos de CIA e métodos, médicos, pacientes.
E também rezando muito, pedindo a Deus que me capacitasse para ser a mãe que a minha filha estava precisando naquele momento.


Descobri uma tecnica de fechamento via stent, que o primeiro clínico da Bruna descartou de cara, mas eu acreditava nisso.
Em uma tarde na loja, atendendo uma cliente de Fortaleza, que hoje eu vejo como um anjo que Deus me enviou, descobri que era cardio cirurgica infantil. Perguntei do caso da Bruna e ela me disse para procurar o Dante Pazanesse em SP, onde os procedimentos via cateterismo sao muito bem sucedidos. Era o que eu precisava ouvir.


Por indicaçoes  no orkut, cheguei ao Dr. Jacob, no IMC de Rio Preto. Ele confirmou que a correçao poderia ser feita via cateterismo sim.
MAS..... ele nao atende o convênio da Bruna. E o valor do procedimento??? R$ 80.000,00.
Era o mesmo que me falar que não poderia fazer.
Saímos a procura de favores políticos ou qqr outra coisa que nos ajudasse a chegar a SP.


No meio de tudo isso, eu recebo um email de outro anjo, a Márcia Adriana, do projeto Pequenos Coracoes. Dizendo que tinha levado o caso da Bruna para um médico super considerado em SP, Dr. Carlos Pedra. E melhor, ele se interessou pelo caso dela. E melhor ainda, pelo projeto de filantropia do HCOR!!!! Sem custo hospitalar nenhum!!!


GANHEI NA LOTERIA NÉ!!! O que mais eu poderia pedir para Deus???
Ja consegui todos os papéis necessários para o procedimento.
E agora estou a espera de um telefonema do HCOR.


O post ficou gigante, mas é aqui que eu quero registrar tudo o que vamos passar agora


Bjossss