quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Post difícil....

Enrolei, enrolei, pq este post tá difícil de sair. Mas como esse blog é sobre a vida da Bruna, é impossível não tocar nesse assunto.
Eu e o pai da Bruna estamos nos separando. É barra, tá foda, afinal são 09 anos juntos.
Separação é difícil para todo mundo, mas, sem dúvida nenhuma, para quem tem 04 anos é bem pior.
A Bru tá sofrendo pra caramba com tudo isso. Já chorou muito, já ficou rebelde, já voltou a ser um bebê, mas já está aceitando melhor a idéia.
Mas pra mim, o pior foi ela perguntar, váriasssss vezes, se era CULPA dela!!!!!! De onde a Bru foi tirar isso??? Conversamos muito com ela para explicar que o que está acontecendo é um problema de marido e mulher e não tem absolutamente nada a ver com ela. Explicamos que o papai e a mamãe amam ela demais e isso nunca vai mudar.
Que não é ela que tem que escolher se vai morar com o pai ou com a mãe, pq essa escolha não depende dela e a Bru não tem que se sentir responsável por nada.
A Escola está sendo um ponto de apoio fundamental. A Tia Imara tem ajudado bastante, afinal é lá que a Bru passa a maior parte do tempo.
Então, eu tenho tentado mostrar o lado bom da separação para ela, se é que ele existe.... Primeiro, o papai e a mamãe não vão brigar mais (amém!!), e também que ela vai ter outra casa, outro quarto, que vamos montar bem bonitinho, etc.. Já prometi gato, peixe, passarinho, para tentar animar a filhota, mas é complicado para ela entender que nós vamos mudar para outra casa, sem o pai.
Mas sei que ela não é a primeira nem será a última criança a passar por isso.
Para mim também não está sendo fácil, apesar da certeza da decisão. É dolorido abandonar uma vida, uma casa para trás. São tantos planos feitos juntos, tanto esforça jogado fora..... Mas, todo mundo, inclusive EU, merece ser feliz.
Para o Alan também está sendo difícil. Principalmente pelo fato dele ser tão ligado a Bruna. Justamente por isso eu não quero regulamentação de guarda e visitas. Acho que a Bru tem que continuar a rotina que ela tem com o pai. Eu já vi o meu pai passar por isso com a Maria Clara e não acho saudável nem para o pai nem para a criança.
Aliás, com meu pai também está sendo bem difícil. Ele gostaria, tem certeza que é melhor no momento eu ir morar na casa dele. Pq lá tem mais espaço, pq lá tem um quarto vazio, pq tem a Nina para fazer companhia para a Bruna. Eu sei de tudo isso, mas quero, pelo menos tentar, viver a MINHA VIDA.
Desde sempre eu vivo a vida dos outros e com 32, definitivamente, não é isso o que eu quero.
Pai, me entende, please!!!! Vc que é meu pai, minha mãe, meu melhor amigo, meu chefe, eu PRECISO do seu apoio. Deixa eu sair do ninho, debaixo da sua asa e viver, mesmo que seja para quebrar a cara e voltar pedindo colo. Eu preciso desse vôo solo. Me conceda pelo menos o benefício da dúvida e aposte na minha capacidade.
E no meio desse furacão que estamos vivendo, a minha pequena conseguiu ter um momento de sabedoria, do alto dos seus 04 anos, que me deixou de "cara" com tanta maturidade.
Pela centésima vez, a prima Nina batendo na Bruna que não reage nunca. Eu, já muito irritada, falei para Bruna que ela tem que aprender a bater na prima. Olha a resposta: "Mãe, não sou eu que tenho que aprender a bater na Nina, a Nina que tem que aprender que não pode me bater."
Falar o que, né!!!
Amigas da PR, sem palavras para agradecer o apoio. Muitas vezes é só no mundo virtual que a gente pode desafabar. Meninas, obrigada por tudo.
Agradecimento especial para a Lê, mãe do Luca. Lê, obrigada mesmo!!!
Grande beijo

8 comentários:

. disse...

Querida...
Eu sei que não deve estar sendo nada fácil pra vc,pra Bru e pro pai dela...Mas Deus ajudará a superar essa fase,vc vai ver...As vezes as situações se tornam menos complicada nas cabeças das crianças que na nossa...Que Deus conforte o coração de vcs,e que dê sabedoria a vcs para fazerem o melhor...
Estarei orando por vcs viu...
Beijos
www.minhavidaenadamais.blogger.com.br

. disse...

Ahhhhh
Vc naum quer colocar o haloscan pra sua amiguinha virtual aqui naum??rsrsrs
beijos Daya

Anônimo disse...

É um momento muito dificil porém de grande aprendizado!
Você vai vencer e eu estou torcendo pra que isso aconteça!!
Beijos

Anônimo disse...

Olá Renata...tudo bem?
Sabe que esses dias estava assistindo um programa Happy Hour, estavam falando sobre separação,e um pai(um cantor que não lembro o nome)rs, falou que ele tentava fazer o mesmo com a filha, sempre colocando o lado "bom" da coisa, mas que mesmo assim é um momento que tem que ser firme,e acima de tudo os pais tem que chegar a um acordo em relação ao que pode e não fazer, pra não ficar aquela coisa depois, a papai deixa eu comer bobeira e dormir tarde( e geralmente são os pais que fazem isso)outra coisa que eles comentaram tb era de crianças que aproveitavam a situação para ganhar coisas, pq sabiam que os pais não queriam velas chateadas, deram algumas dicas legais,se vc quiser posso dar uma olhada pra ver se acho o link do programa, mas enquanto isso,Que Deus ilumine vcs, que vc consiga tomar as decisões precisas, pq não deve mesmo ser nada fácil.Espero que de tudo certo, nesta nova "fase".
beijoss

Anônimo disse...

Oi, Rê!!! Desculpe a demora para passar por aqui, mas ando numa correria danada em função da perda dos meus documentos. Ng merece!
Não precisa agradecer nada, é um prazer poder contribuir emprestado meus ouvidos, meus olhos, rs.
Sei que não é fácil uma separação, principalmente, quando existe um filho. Já comentei que meus pais também são separados né? Quando se separaram eu tinha 10 anos e, a minha irmã mais nova, tinha a idade da Bru. Realmente foi difícil, minha mãe sofreu muito e pensou que jamais ia superar. Mas Deus nos fortaleceu em todos os momentos e hoje te digo que sou uma pessoa feliz, independente de ser filha de pais separados. Meu pai nunca deixou de ser pai e, em casa, nunca funcionou esse negócio de regulamentação de visitas. Minha mãe sempre deu total liberdade para estarmos com o meu pai durante a semana. Ele sempre nos buscava na escola, nos levava ao shopping, etc. Sou muito grata a ela por ter permitido isso para nós, filhos.
Então seja forte. Se achar conveniente ficar um tempo com o seu pai, não se envergonhe e nem ache que assim não viverá a sua vida. O aconchego de um pai é importante nesse momento, aproveite.
Que Deus esteja te abençoando e cuidando das suas emoções e das emoções da Bru linda!
Super beijo!

Anônimo disse...

OI NOSSA QUANTO TEMPO!EM 1ºLUGAR UM SUPER BEIJO COM MUITO AMOR E APOIO.MINHAS LINDAS DESEJO QUE JESUS LHES ILUMINE E LHES DE MUITA SABEDORIA PRA REALMENTE TOMAR ESSA DECISAO ONDE A BRUNINHA SOFRERÁ TANTO.BEIJOS INAIÁ E MAMAE MARA
http://mara.nascimento.zip.net

Fernanda disse...

Nossa Renata, que coisa mais chata!
Só espero que vc se reestabeleça e toque sua vida adiante.
E, qto a Bru, tadinha, vai sentir falta do pai em casa, mas com certeza vai superar a ausência qdo se encontrar com ele.
Vai ser uma barra pra vc, mas vai passar e vai dar tudo certo.
Assim espero!
Bjks

Anônimo disse...

sou evangelica gostaria que voce assistisse o programa do RR SOARES DEUS SEMPRE TEM UMA PALAVRA ABENÇOADA PARA TODOS NÓS JESUS TE AMA.