quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Decisões, dúvidas, angústias, culpas e decepções .....

Semana 100% pirante e ainda estamos só na quarta-feira.....
Como é difícil a missão de educar um filho. Quantas dúvidas, quantas responsabilidades, quantas decisões a serem tomadas...
Essa semana foi a volta às aulas da Bruna. Mas as coisas não foram como a gente esperava.
Esperei por muito tempo uma vaga na Creche de Lívia para a Bruna. Quase 02 anos na fila de espera, para entrar na escola em que eu achava que a Bruna se desenvolveria super bem, aprenderia a ler e escrever como a prima Nina, que linda, aos 05 anos, já sabe ler e escrever.
Mas a Bruna não se adaptou à nova escola. Foi uma mudança muito drástica para ela. Saiu da Estrelinha do Céu, uma escolinha com 25 alunos, para uma escola com 150. Só na classe dela agora eram 25. No começo ainda foi melhor, com a Tia Adriana, mas no Jardim 1, com a Tia Alessandra, a adaptação foi zero.
Não sei se problema foi com a Bruna, com a escola, com a Tia, mas sei que não deu certo. Insisiti até agora, mas a Bru não estava bem e eu e o pai dela também não.
Tudo começou quando ela começou a ter dificuldades de relacionamento com outras crianças. Simplesmente trava na presença delas. Comecei a notar uma tristeza na Bruna para ir a escola. Ao conversar com a coordenação da escola, me orientaram a procurar uma psicóloga, o que eu fiz em imediato.
Mas a Bruna estava cada vez mais distante dos coleguinhas. Isso me entristecia demais. Na penúltima sexta-feira de aula, voltei para a classe dela, vi todas as crianças brincando, era dia do brinquedo, e cadê a Bruna??? Sentada sozinha em um cantinho com a boneca na mão. Aquilo me partiu o coração e é uma imagem que não sai da minha cabeça. Qdo perguntei para a Tia, ela me respondeu " A Bruna é assim mesmo!".
É muito difícil para uma mãe ouvir isso, né!! Mas, como as aulas estavam acabando mesmo, blz!
Mas no primeiro dia de aula, a primeira decepção. A Bruna chegou em casa com um cheiro super forte.... Ela tinha feito xixi na calça, não falou nada com ninguém, a roupa secou no corpo dela e tava um super frio.
Juro, fiquei desnorteada! Queria enforcar um! Liguei na escola, mas aquele jogo de empurra. Caramba, será que ninguém chegou perto da Bruna pra perceber o que tinha acontecido?? Será que a Bruna se sente tão acuada na escola que teve medo de dizer que fez xixi???
Na terça nós voltamos na escola. Fui falar com a Tia e ela também não me deu explicações. Muito menos a diretora. Gente, fiquei sem chão!!! Como deixar uma filha na escola e não ter certeza se ela está sendo bem tratada??? Acho que a Bru tava lá como um saco de batata.....
A noite conversamos muito os três, eu, a Bru e o pai e ela disse que não faz as atividades com os amiguinhos, pq ela não sabe escrever . Mas será que uma criança que acabou de fazer 04 anos tem que saber escrever???????
Nas minhas reflexões, cheguei a conclusão que a Bruna precisa de menos números e letras e mais amor e carinho.
Semprei achei que voltar à escola antiga, seria um retrocesso. Achei uma escola maravilhosa qdo a Bruna era um bebê, usava fraldas, comia papinha, mas não gostava do método pedagógico. Eram todas as crianças de idades diferentes juntas. Tenho que admitir que me iludi achando que o importante para a Bruna era aprender ler e escrever. Esqueci do desenvolvimento interior da minha pequena e tenho me culpado demais por isso (mãe = culpa).
Eu fui esse tipo de "criança prodígio", daquelas que sabia de tudo, que sempre era a melhor na escola e isso não me fez uma pessoa melhor ou mais feliz.
Então, para a Bruna, nada de grandes espectativas. Filha, você não tem que ser melhor que ninguém. Não quero que você seja a mais inteligente, não quero que você seja a mais bonita. EU QUERO SIM, QUE VOCÊ SEJA A MAIS FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!
Hoje você voltou para a escola antiga. Para onde ganhava mimos e dengos, para o colinho da Tia Imara. Seu pai disse que seus olhos brilhavam e é isso o que importa pra gente. Sei que tudo tem o seu tempo e você também vai aprender a ler e escrever, mas no momento a nossa prioridade é que você se integre com as crianças e seja feliz.
Às vezes, é melhor dar um passo para atrás para ter mais firmeza no que vem pela frente.
AMOR, BOA SORTE NA ESTRELINHA DO CÉU!!!!
E TENHA UMA CERTEZA QUE SEUS PAIS FAZEM O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL PARA A SUA FELICIDADE!!!
TE AMAMOS MUITO!!

Um comentário:

Anônimo disse...

NOSSA QUE LIÇAO DE VIDA!PARABENS PELA SUA CORAGEM E DETERMINACÃO!!!!!VC ESTÁ COBERTA DE RAZAO SUA FILHA E TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO PRECISA É DE AMOR,SÓ ASSIM SERÃO ADULTOS RACIONAIS.
BEIJOS INAI´E MAMAE MARA